Alavancagem Financeira

Podemos definir Alavancagem Financeira como a exposição a um determinado mercado de uma instituição ou investidor que utilizou recursos de terceiros no seu investimento, recursos superiores Como Fazer Dinheiro, portanto ao montante total dos seus activos, aplicados na operação, em busca de Dinheiro Fácil, assumindo dívidas e aumentando o grau de risco da operação.

Resumindo, a Alavancagem Financeira é a ação de comprar um ativo sem ter em caixa o respectivo valor em dinheiro, o que torna a Alavancagem Financeira uma operação de alto risco e quanto maior o grau de alavancagem, evidentemente aumenta o risco que a instituição ou o investidor corre, risco esse de ganhar muito ou perder o que não tem. Como no Empréstimo Pessoal, pode ser um risco ou não.

Exemplo de Alavancagem Financeira é a possibilidade de aquisição de um lote de ações, com o emprego de uma fração do seu valor, nos mercados de opções, termo e futuro, enquanto o aplicador se beneficia da valorização desses papéis, que pode implicar significativa elevação da sua taxa de retorno.

Também bastante comum no mercado financeiro é a utilização do mecanismo de Alavancagem Financeira na atuação dos especuladores no mercado de derivativos

Saiba mais em: Juros Empréstimos e Empréstimo sem Consulta SPC.

Gostou do artigo sobre Alavancagem Financeira? Veja mais sobre Emprestimo Financeiro aqui!

Emprestimo Financeiro - Artigos mais visitados


Menu Emprestimos